A Defesa Civil alerta para a baixa umidade do ar em Catanduva. Monitoramento do órgão aponta que a cidade entrou em estado de atenção devido ao clima seco. Os picos de menor índice marcaram 26%, das 15 às 17 horas desta quarta e quinta-feira, dias 31 de julho e 1º de agosto, respectivamente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a boa qualidade do ar esteja em torno dos 60%.
A condição na cidade começou a ser evidenciada esta semana. Os dados são fornecidos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Conforme acompanhamento, os índices começaram a cair a partir das 11 horas dos dois dias. A elevação ocorre por volta de 19 horas. Nesta quinta-feira, os termômetros marcaram 30ºC às 14 horas.
De acordo com os níveis de medição, o estado de alerta varia entre 21% e 30%. “Apesar de estar em limite suportável é preciso ter cuidados diários e aumentar a ingestão de líquido”, ressalta o responsável pela Defesa Civil em Catanduva, Luiz Carlos Larocca.
O tempo seco também registra maior índice de problemas respiratórios. Diante disso, é recomendado evitar praticar exercícios físicos ao ar livre, das 11 às 15 horas; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e bacias com água; consumir água sem limites. Crianças e idosos precisam de atenção especial. Outra sugestão importante é o uso de hidratante e protetor solar, além de evitar banhos quentes e prolongados.
Além do controle remoto das condições climáticas pelo site da Cetesb, Catanduva tem por diferencial uma estação telemétrica, instalada no bairro Santo Antonio. O equipamento presencial mede os parâmetros meteorológicos (velocidade e direção do vento, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e radioação), além da quantidade de poluentes presentes no ar.
Imagem: Divulgação/GCM
Fonte: Assessoria/Prefeitura